| Brincar a morder... Morder a brincar...
Enquanto ainda está com a mãe, o cachorro brinca com os seus irmãos caçando-os e mordendo-lhes. Este comportamento vai ser transferido para si quando o cachorro estiver em sua casa. É seu dever inibi-lo e ensinar ao seu cachorro formas mais apropriadas de interagir e brincar com os humanos e especialmente com as crianças. Pode consegui-lo ao dispor de brinquedos macios que o cachorro possa morder em vez da sua pele. Os cachorros têm dentes muito afiados e podem fazer danos severos quando mordem em ocasiões de brincadeira e excitação.
Você nunca deve ser agressivo na interacção com o seu cachorro nem encorajar este tipo de comportamento para que ele não pense que esta é uma forma aceitável de agir com outras pessoas incluindo crianças. Se o seu cachorro lhe morder faça um som alto de sofrimento como se fosse outro cachorro e ACABE COM A BRINCADEIRA. Não lhe olhe nos olhos, não levante um dedo e não lhe diga nada pois isso pode fazer com que este comportamento saia reforçado como forma de atenção negativa. Afaste-se apenas com o brinquedo. Mexer em coisas é particularmente apelativo para um cachorro excitado que quer caçar e morder, então a brincadeira deve ser terminada mantendo tudo muito sossegado, e deixando as mãos e dedos quietos e juntos ao seu corpo.
Assim que o cachorro se acalmar pode continuar a brincar com o seu cachorro usando brinquedos macios. Mantenha a brincadeira interessante fazendo o brinquedo mover-se, arrastando-o e rebolando-o no chão em frente ao cachorro. Ele vai rapidamente perceber que tipo de comportamento faz com que a brincadeira acabe e fará tudo para o agradar de forma a que você continue a brincar com ele.
Tenha em mente que o seu cachorro vai continuar a querer morder em tudo até aos cerca de 6 meses de idade, então você vai precisar de ter sempre materiais apropriados para ele roer como couros naturais secos por exemplo.
Fonte: whitestarsjackrussells.com