História do Jack Russell Terrier como cão de trabalho

| História do Jack Russell Terrier como cão de trabalho

A raça Jack Russell Terrier deve o seu nome ao reverendo John Russell que criou uma das mais finas linhagens de terriers para a caça à raposa em Devonshire, Inglaterra entre meados e finais dos anos 1800.
John Russell manteve o seu empenho na criação de fox terriers estritamente para trabalho, e o terrier que hoje conhecemos como Jack Russell é basicamente igual ao Fox Terrier que existia antes de 1900. o Jack Russell sobreviveu às alterações que ocorreram com o Fox Terrier da actualidade, porque foi preservado por entusiastas por terriers de trabalho em Inglaterra, por mais de 100 anos; sobreviveu por mérito próprio como cão de trabalho. É o nosso objectivo mais importante lutar para que o Jack Russel continue nesta tradição.

Tudo num Jack Russel tem a caça à raposa em mente ... coloração, conformação, carácter, e inteligência. O corpo é compacto, de proporções totalmente equilibradas, ombros limpos, pernas rectas, e mais importante, um pequeno tórax (facilmente palpável por mãos de tamanho médio na parte mais larga abaixo dos ombros). Um Jack Russell tem também de ser totalmente flexível o que lhe permite penetrar em túneis. Esta conformação permite ao terrier perseguir a sua presa ao longo de túneis estreitos no sub-solo. A raposa é um bom modelo para o terrier, pois onde esta pode entrar, também o terrier o poderá. Embora originalmente criado para a caça à raposa, o Jack Russell é um cão de caça muito versátil para uma variedade de presas, incluindo ratos, guaxinims e marmotas.

Os Jack Russell foram criados para terem a coragem de perseguir uma raposa no sub-solo e ficar junto dela até o dono escavar para a retirar ou o chamar para fora da toca; eles devem ficar a ladrar à sua presa e não matá-la.
Muitos Jack Russel são conhecidos por ficarem escavando numa toca durante dias, mesmo semanas, devido ao seu forte instinto de caçadores que os faz continuarem a escavar o seu buraco. Pode ser uma experiência muito assustadora para um dono inexperiente ver o seu terrier desaparecer dentro de um buraco, pois muitas vezes é necessário escavar para o ajudar a sair; os resultados podem ser trágicos. 


Dicas de saúde para Jack Russell Terrier de trabalho

1. Alimente bem o seu Jack Russell fornecendo-lhe alimentos de elevada qualidade. Não tente poupar dinheiro comprando comida pobre em proteína e rica em gordura.

2. Alimente o seu terrier de manhã antes de ir caçar e guarde pelo menos meia porção de ração para lhe fornecer ao fim da manhã se ele tiver passado toda a manhã à caça. Enviar o terrier para o campo sem pequeno-almoço pode ser perigoso pois os seus níveis de açúcar podem descer demasiado até à hipoglicemia. 

3. Certifique-se que o seu terrier está em forma antes de o levar para o campo. Tenha em atenção que um terrier em forma NÃO é um terrier magro! Estar em forma tem a ver com tonificação muscular e permanecer energético, algo que o seu terrier não terá se estiver magro.

4. Se caçar com o seu terrier na neve e no gelo, verifique periodicamente as almofadas dos pés e entre os dedos, se existem cortes, queimaduras ou gretas.

5. Não espere que o seu terrier seja capaz de enfrentar um inverno frio e gelado ou calor extremo no verão, se ele é um rato caseiro durante 24h.

6. Certifique-se que o seu terrier tem as vacinas em dia. Gastar algum dinheiro extra na vacina anual contra a raiva e contra a doença de lyme pode salvar a vida do seu cão.

7. Após a caça, lave os olhos do seu terrier com água esterilizada em abundância e verifique se não existem grãos de areia nos seus olhos. É boa ideia aplicar uma pomada anti-bacteriana a seguir à lavagem dos olhos, como a Terramicina. Verifique os olhos na manhã seguinte e procure vestígios de grãos de areia perdidos e, se necessário, lave-lhe novamente os olhos e aplique a pomada.

8. Certifique-se que o seu "pack" da caça está completo. Leve uma faca, um pequeno serrote, uma lanterna, sacos de chá (tamanho familiar - molhe-os e mantenha-os pressionados sobre um ferimento, o sangramento parará em poucos minutos), utensílios eficazes para perfurar o solo, pás pequenas e grandes, uma barra de metal, toalhas e cobertores para embrulhar o seu terrier, muita água, baterias extra para a coleira electrónica, e uma coleira electrónica extra se tiver.

9.  Será boa ideia levar um telemóvel e os números de telefone dos veterinários da região. Um telefone e um veterinário podem salvar o seu terrier se ele ficar ferido a grande distância de casa.

10. Lembre-se, prepare-se para o pior e espere o melhor!

A segurança do seu terrier depende de si.