O Estalão da raça Jack Russell Terrier

| O Estalão da raça Jack Russell Terrier




Características
O terrier deve apresentar uma aparência viva, activa e alerta. Deve impressionar com a sua disposição destemida e feliz. É preciso lembrar que o Jack Russell é um terrier de trabalho e deve manter os seus instintos. Nervosismo, cobardia, ou excesso de agressividade devem ser desencorajados e ele deve parecer sempre confiante.


Aparência Geral
Um terrier resistente, duro, quase sempre de pé. Altura ao garrote entre 25 e 38cm. O comprimento do corpo deve manter uma boa proporção com a altura, e deve apresentar uma imagem compacta e equilibrada transmitindo uma ideia de solidez.


Cabeça
Deve ser bem equilibrada e manter boa proporção com o corpo. O crânio deve ser plano de largura moderada nas orelhas e estreitando em direcção aos olhos. Deve ter um final definido (stop) mas não demasiadamente pronunciado. O comprimento do focinho desde o nariz até ao final do crânio (stop) deve ser ligeiramente menor que a distância entre o final do crânio (stop) e o occipital. A mandíbula deve ser forte e bem ossificada, com músculos fortes nas bochechas.


Olhos
Devem ser amendoados, de cor escura, cheios de vida e inteligência.


Orelhas
Pequenas em forma de "V" caídas até perto da cabeça e de espessura moderada.


Boca
Dentes fortes com a parte superior ligeiramente sobreposta à inferior.
Os dois últimos tipos de mordeduras são aceites mas a primeira da esquerda é a preferida.


Pescoço
Limpo e musculado, alargando gradualmente até aos ombros.


Quartos anteriores
Os ombros devem ser inclinados e bem descontraídos, finos e bem finalizados no garrote. Os membros anteriores devem ser fortes com ossos direitos e articulações em correcto alinhamento. Cotovelos suspensos perpendiculares ao corpo e trabalhando livres para os lados.


Corpo
O peito deve ser plano, estrito e os membros anteriores não muito afastados, dando uma aparência atlética ao invés de ter um peito muito volumoso. Apenas como guia, o peito deve ser pequeno o suficiente para ser facilmente medido por detrás dos ombros, por mãos de tamanho médio, quando o terrier está em boa forma. As costas devem ser fortes, direitas e, em comparação com a altura do terrier, darem uma imagem equilibrada. O lombo deve ser ligeiramente arqueado.


Quartos posteriores
Devem ser fortes e musculados, bem juntos e bem angulados, permitindo uma boa movimentação e propulsão. Olhando de trás, os jarretes devem estar em linha recta.


Pés
Redondos, acolchoados e duros, com a mesma aparência dos pés dos gatos, não devem rodar nem para dentro nem para fora.


Cauda
Deve ser bem definida, usada alegremente e proporcional ao resto do corpo, geralmente com cerca de 10cm de comprimento, proporcionando uma boa pega.



Pelagem
Liso, não deve ser pouco denso para que proporcione protecção contra elementos físicos e a vegetação rasteira. Cerdosa ou quebrada, sem ser lanosa.


Cor
O branco deve predominar (i.e., deve ser mais de 51%) com manchas cremes, pretas ou castanhas. Manchas tigradas não são aceitáveis.


Andamentos
Os movimentos devem ser livres, alegres e com boa coordenação entre os membros anteriores e os membros posteriores.


Notas especiais
Cicatrizes e ferimentos resultantes do trabalho ou de acidentes não devem prejudicar o terrier nos concursos, a menos que interfiram com os seus movimentos ou a sua capacidade para o trabalho ou reprodução.
Um Jack Russell não deve apresentar traços marcantes de qualquer outra raça.


Faltas
Timidez, desinteresse, demasiada agressividade, defeitos na mordedura, mandíbulas fracas, orelhas carnudas caídas para os ombros, costelas formando barril, cotovelos para fora, quadris estreitos, joelhos rectos, pés fracos, movimentos lentos ou instáveis, pelagem sedosa ou lanosa, muita cor (menos de 51% de brancos), voz estridente ou fraca, falta de musculatura ou magreza, falta de resistência ou capacidade pulmonar, evidências de sangue de outras raças.

Fonte: JRTCA