A História do Jack Russell Terrier

| A História do Jack Russell Terrier

Jack Russell Terrier é um tipo, ou linhagem de terriers de trabalho; não se trata de uma raça pura no sentido em que têm um fenótipo muito alargado, um largo standard, e não são criados para um tipo específico. Este é o resultado de terem sido estritamente seleccionados para a caça desde o seu surgimento no início do século dezanove, e preservados como raça de trabalho desde essa altura. O amplo standard da raça, fundo genético variado baseado em anos de restrição de consanguinidade e muitos cruzamentos, e grande variedade de tamanhos e tipos, são as principais características que tornam esta estirpe de terrier conhecida como Jack Russell Terrier (também conhecida como Parson Jack Russell Terrier®) num único e versátil terrier de trabalho.

Trump - O 1º terrier do Rev. John Russell
A raça Jack Russell Terrier deve o seu nome ao reverendo John Russell que criou uma das mais finas estirpes de terriers para a caça à raposa em Devonshire, Inglaterra entre meados e finais dos anos 1800. O reverendo Russell (1795-1883) à parte das suas ocupações na igreja, tinha a paixão pela caça à raposa e pela criação de cães para caçar raposas; diz-se também que tinha um carácter ostentoso, que provavelmente ajudou na notabilidade dos seus terriers e no nome do nosso terrier actual. O seu primeiro terrier era uma fêmea de nome TRUMP e diz-se que foi a fundação da linhagem dos cães de trabalho Jack Russell.

Rev. John Russell
Tudo num Jack Russel tem a caça à raposa em mente ... coloração, conformação, carácter, e inteligência. O corpo é compacto, de proporções totalmente equilibradas, ombros limpos, pernas rectas, e mais importante, um pequeno tórax (facilmente palpável por mãos de tamanho médio na parte mais larga abaixo dos ombros). Um Jack Russell tem também de ser totalmente flexível o que lhe permite penetrar em túneis. Esta conformação permite ao terrier perseguir a sua presa ao longo de túneis estreitos no sub-solo. A raposa é um bom modelo para o terrier, pois onde esta pode entrar, também o terrier o poderá. Embora originalmente criado para a caça à raposa, o Jack Russell é um cão de caça muito versátil para uma variedade de presas, incluindo ratos, guaxinims e marmotas. 

John Russell manteve o seu empenho na criação de fox terriers estritamente para trabalho, e o terrier que hoje conhecemos como Jack Russell é basicamente igual ao Fox Terrier que existia antes de 1900. o Jack Russell sobreviveu às alterações que ocorreram com o Fox Terrier da actualidade, porque foi preservado por entusiastas por terriers de trabalho em Inglaterra, por mais de 100 anos; sobreviveu por mérito próprio como cão de trabalho. É o nosso objectivo mais importante lutar para que o Jack Russel continue nesta tradição.


O reconhecimento pelo Kennel Club

O Fox Terrier, aceite como uma raça do kennel club nos finais dos anos 1800, sofreu muitas alterações na sua conformação devido aos caprichos das exposições, resultando no Fox terrier actual. Mudanças na conformação como um peito profundo, a estrutura da cabeça longa e estreita, e ombros extremamente rectos tornam muito improvável que um Fox Terrier padrão da actualidade possa seguir uma raposa numa toca pouco profunda, ainda que o instinto para o fazer lá permaneça. John Russell manteve a sua linhagem de Fox Terriers criados estritamente para o trabalho, e o terrier que hoje conhecemos como Jack Russell é basicamente igual ao Fox Terrier que existia antes de 1900. É interessante notar que John Russell foi um dos fundadores do Kennel Club Inglês em 1873; em 1874 ele julgou Fox Terriers no primeiro concurso do Kennel Club em Londres. Ainda que tenha permanecido membro do Kennel Club o resto da sua vida, ele nunca exibiu os seus cães.

Exposição canina (1877)

Fonte: JRTCA