Bad Dog

| Cãozinho mau

Os pontos apresentados abaixo têm evoluído ao longo dos anos e representam o pior cenário de possuir um Jack Russell Terrier. Muitos donos experientes ou inexperientes ficam facilmente sobrecarregados com a exigência de atenção de um Jack Russell Terrier, o que leva frequentemente a casos de abandono, muitas vezes mesmo antes destes animais atingirem a idade adulta!

Não existem dois animais nem dois donos iguais e se você é um dono responsável e o seu Jack Russell recebe educação adequada, certamente não se reverá em algumas das seguintes situações.
Avalie cuidadosamente se o Jack Russell é um cão adequado ao seu estilo de vida e à sua disponibilidade enquanto dono/treinador antes de adquirir o seu novo companheiro.

O Jack Russell...

... é acima de tudo um cão de caça. As suas capacidades que o tornam um excelente cão de caça (como cavar, ladrar, a natureza agressiva, a capacidade de seguir rastos) são muitas vezes interpretadas como maus hábitos que levam as pessoas a abandoná-los.

... foi seleccionado para entrar em tocas de animais no solo, seguindo odores, escavando e latindo de forma a localizar as presas. Se eles não tiverem forma de expressar os seus instintos naturais, eles vão descobrir novos e divertidos "trabalhos" para eles próprios, que incluem com frequência tarefas de guardião do mundo e/ou dos seus pertences  e da família, perseguição de carros, caça ao pássaro, insectos ou folhas, ou escavar infinitamente no solo.

... é um cão grande num pequeno corpo. Têm as mesmas necessidades (ou mais!) de exercício que um cão muito maior... e a mesma mentalidade - eles pensam que têm pelo menos 70kg e são destemidos ao desafiar, com frequência, cães três vezes maiores que eles.

... é frequentemente agressivo com outros cães. Agressões entre o mesmo sexo e agressões a cães de outras raças estão bem documentadas para este terrier. É altamente recomendado que não mais de dois Jack Russell (somente de sexo oposto) permaneçam juntos sem vigilância.

... NÃO é uma raça com pouca queda de pêlo. Todos os tipos de pelagem perdem pêlos! Os cães de pêlo liso são os que perdem mais pêlos, caindo continuamente ao longo do ano. A pelagem cerdosa mantém os pêlos mortos, sendo necessários removê-los manualmente algumas vezes por ano. O pêlo quebrado é uma pelagem intermédia entre os outros dois tipos.

... requer disciplina firme e consistente. Eles são extremamente inteligentes e continuam a testar os seus limites ao longo de toda a vida. Regularmente os donos dão por si a ser treinados sem mesmo se aperceberem. Esta habilidade de treinar os seus donos podem incluir demonstrações de comportamento agressivo. A sua natureza assertiva deve ser compreendida e tratada correctamente.

... pode-se tornar muito possessivo em relação ao seu dono ou ao membro favorito da família ou algo que eles consideram sua propriedade pessoal ao ponto de, se permitido, demonstrarem comportamento agressivo de protecção que deve ser controlado desde tenra idade.

... é comummente conhecido por ameaçar, ferir ou matar outros pequenos animais como ratos, gatos, pássaros, coelhos, cobras, etc., devido ao seu forte instinto de caçador. Criar um cachorro juntamente com um gato não garante a segurança ao longo da vida do gato.

... continua activo durante os +-15 anos de esperança de vida; a sua necessidade de exercício físico e o desejo de caçar continua por toda a vida. Cães destreinados e com pouca atenção raramente atingem a esperança de vida da raça. 

... requer no mínimo um treino básico de obediência. A vida do cão pode depender disso! Mesmo cães bem treinados são tentados a perseguir algo interessante, ou mesmo desaparecerem num buraco sem que o dono se aperceba. Andar à solta é frequentemente uma situação perigosa para um Jack Russell, a não ser num ambiente seguro com donos experientes.

... precisa de um jardim bem vedado! O Jack Russell parte a vaguear devido aos seus instintos de caça ... mesmo se deixado sem vigilância apenas por poucos minutos! Você pode deixá-lo no exterior sem qualquer problema por três anos ... mas um dia ele poderá desaparecer e nunca mais regressar. Muitos Jack Russell morrem atropelados por carros enquanto perseguem outros animais como gatos ou esquilos. Eles também podem escavar por debaixo, subir ou saltar vedações; alguns conseguem subir às árvores e vedações altas de rede.

... pode ser altamente destrutivo se deixado sozinho e sem nada que fazer! A maioria dos problemas comportamentais deve-se à falta de companhia, disciplina, actividade e exercício. Se você só viu JRT's perfeitos e bem comportados, então você viu animais sortudos por estarem bem exercitados, bem socializados e treinados.

... é um cão do campo. Quando vivem na cidade ou em ambientes urbanos os
seus instintos não mudam. Não seria razoável esperar que eles fossem outra coisa que não aquilo para o qual eles foram geneticamente seleccionados - verdadeiros cães de caça. O seu estilo de vida deve-se adequar às suas necessidades; eles devem ter "trabalhos" para fazer - escapes para as sua considerável energia e inteligência.


... NÃO se recomenda como cão de apartamento ou de condomínio. Eles precisam de uma grande quantidade de exercício e actividade exterior, e são geralmente muito barulhentos para viver em locais com muito grande densidade populacional. Os Jack Russell precisam de espaço para correr; passeios à trela não satisfazem as suas necessidades de gasto de energia (praticamente ilimitada). A menos que a sua agenda lhe permita passar muitas horas com o seu Jack Russell e lhe proporcionar muitas actividades no exterior, com um local seguro onde o terrier possa correr, este não é um cão para si. Muitas situações de abandono acontecem com JRT's que vivem em apartamentos, condomínios ou em casas onde os donos passam longos períodos de tempo em trabalho longe de casa.

... NÃO VAI TOLERAR maus tratos de crianças, ainda que sem intenção. Eles não vão reagir bem à manipulação típica das crianças como puxões de orelhas, da cauda, etc., ou ao roubo de ossos, comida, brinquedos, etc.. São muito assertivos e exigentes, e nunca param... saltando para cima de quem o permitir. Os Jack Russell não são aconselhados a famílias com crianças com menos de seis anos, a não ser que os donos tenham experiência prévia com estes pequenos pacotes de energia com muito carácter.

... NÃO é como o mostram nos filmes. Estes cães são treinados por profissionais e as cenas são manipuladas, eles são muito obedientes mas apenas por muito CURTOS períodos de tempo.

... requer um compromisso a longo termo para treinos de obediência, actividade, exercício e entretenimento... o seu carácter único, inteligência e elevados níveis de energia podem frustrá-lo, vão indubitavelmente entretê-lo, e podem-lhe trazer grande alegria (quando estão felizes!) ou sofrimento (quando não estão!). Se este tipo de relacionamento não é apelativo para si, então deve considerar outra raça. Um Jack Russell Terrier é um trabalho em constante progressão.



Fonte: JRTCA