| Chalky
Programas culinários de Rick Stein
Programas culinários de Rick Stein
Chalky era o cão do famoso cozinheiro britânico Rick Stein. Este Jack Russel Terrier de pêlo cerdoso acompanhava o dono regularmente nas filmagens dos seus famosos programas televisivos e tornou-se reconhecido e popular por mérito próprio - muitos amigos e entrevistados de Stein alegam que o cão era mais famoso que o próprio chef.
Este terrier destemido e feroz era um contraponto perfeito ao comportamento fleumático de Stein, e acrescentava notas de humor (frequentemente sem intenção) às suas séries televisivas.
Chalky tinha a sua linha própria de produtos, incluindo peluches, panos de cozinha, quadros, quadros com pegadas, e duas cervejas especiais - Chalky's Bite e Chalky's Bark, produzidas pela cervejeira Sharp.
Chalky nasceu em Agosto de 1989 numa quinta entre St. Columb e St. Mawgan perto de Padstow, no Reino Unido.
Chalky tinha esse nome porque quando o filho do meio de Rick tinha quatro anos, tinha um pequeno cão imaginário branco com uma mancha, chamado Chalky. Então quando a família se deslocou à quinta para comprar o cachorro, lá estava ele.
Chalky morreu a 13 de Janeiro de 2007, e ainda estava filmando com Rick até ao último mês da sua vida. A sua popularidade era tal que o Conservador Membro do Parlamento Andrew Pelling apresentou uma moção à Câmara dos Comuns, lamentando a sua morte.
Aqui fica o texto que Rick lhe dedicou:
"Chalky descansa em paz
Agosto 1989 a 13 de Janeiro de 2007
Agosto 1989 a 13 de Janeiro de 2007
Olhemos para o lado positivo, Chalky viveu com a minha família durante 17 anos, era saudável, esteve em forma até aos seus últimos seis meses, e teve uma vida maravilhosa. Viajou por todo o Reino Unido e pela Irlanda.
Fez cair alguns alimentos quando saltava para tentar morder um microfone, rosnando tão ferozmente para o nosso cameraman que pensámos duas vezes antes de usar o filme, temendo que os seus dentes poderosos pudessem assustar as crianças.
Matou ratos e causou consternação, fazendo o mesmo com um ou dois coelhos. Era amado pelos meus filhos. Nadou e saltou de barcos, atacou caranguejos, enfrentou Pastores Alemães e Border Collies sendo sempre mais feroz e nunca recuando, nunca. Ele correu nos campos de um Duque e deixou-me petrificado ao imaginar que ele poderia morder o Príncipe de Gales, mas não o fez.
Acima de tudo sabíamos que ele em casa era um cão bastante modesto e sossegado. Nunca foi ganancioso, chateava um pouco para ir passear, mas não demasiado, mantendo-se relativamente tranquilo.
Mas, meu Deus, ele odiava carteiros e eu não sei porquê, se não lhes conseguia chegar, rasgava as cartas em pedaços.
Na verdade, eu estou muito triste, ele era amado por todos. Tanta gente, fico perplexo por ele nunca ter sabido o quão famoso era.
Sei que o que Kipling escreveu é um bocado sentimental, mas é verdade.
THERE is sorrow enough in the natural way
From men and women to fill our day;
And when we are certain of sorrow in store,
Why do we always arrange for more?
Brothers and Sisters, I bid you beware
Of giving your heart to a dog to tear.
Rudyard Kipling
Rick Stein"
From men and women to fill our day;
And when we are certain of sorrow in store,
Why do we always arrange for more?
Brothers and Sisters, I bid you beware
Of giving your heart to a dog to tear.
Rudyard Kipling
Rick Stein"
Fontes: Wikipédia e Rick Stein website